Importante ressaltar que a aplicação do fumacê só pode ser realizada quando há caso positivo de dengue no bairro ou na rua
Um vilão antigo, mas sempre presente, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, ainda é uma ameaça à saúde de toda população. Em função disso, a Administração Municipal de Frederico Westphalen, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, tem intensificado as ações de combate à dengue.
Desde o início do ano, as equipes realizam diversos mutirões de limpeza e ações com intuito de levar informações a toda a comunidade frederiquense. Até o momento, quatro casos de dengue já foram confirmados no município. No sábado, 25, foi realizada uma mobilização das equipes no Bairro Fátima, com o mutirão de visitas nas casas, com intuito de ressaltar a importância de manter os terrenos limpos e eliminar possíveis criadouros.
A coordenadora de endemias, Lidia Maria Pich Dalla Nora, ressalta que a principal forma de combate à dengue é eliminar os recipientes onde os mosquitos possam se reproduzir. Além disso, na quarta-feira, 29, as equipes realizaram fumacê no Centro, mais precisamente nas ruas Monsenhor Vitor Batistella, Aparício Borges e Tranquilo Damo. Em relação a isso, Lídia ressalta que a aplicação do fumacê só pode ser realizada quando há caso positivo de dengue no bairro ou na rua.
Como evitar a proliferação do mosquito?
● Manter as garrafas vazias ou baldes virados para baixo;
● Cobrir as caixas d'água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas;
● Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos das planta;
● Manter a lata de lixo devidamente tampada e jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc;
● Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva;
Tampar os ralos pouco usados com um plástico;
Comments