A Corsan irá investir mais de R$ 106 milhões na implantação do sistema de tratamento de esgoto de Frederico Westphalen. O projeto será apresentado à prefeitura no segundo semestre e as obras deverão ser executadas a partir de 2025. O município já possui 4,5 quilômetros de canalização assentada, 233 ramais prediais para a ligação com os imóveis e 74 poços de visita (estruturas por onde as equipes de manutenção têm acesso à canalização) disponíveis.
A prefeitura apontou locais para a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto, o que exige pelo menos um hectare de área para a construção. A vistoria feita pela Companhia nas ruas onde já foram instaladas redes coletoras foi acompanhada pelo vice-prefeito João Vendruscolo e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Giovenardi, na sexta-feira, 12.
Todos os projetos da Companhia – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
Fonte: Corsan
Comments