Criadas para facilitar a vida dos motoristas e organizar o fluxo do trânsito, as rotatórias ainda geram muitas dúvidas aos condutores. De quem é a preferência? Como funciona? Tudo isso você vai entender neste texto.
Conforme explica o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Giovani Candito, a primeira ação a se fazer próximo a um cruzamento é diminuir a velocidade e redobrar a atenção pois, na maioria dos casos, é onde mais acontecem os acidentes. “Existem rotatórias sinalizadas e as não sinalizadas. Em caso de dúvidas, oriente-se sempre pela placa de Pare”, ressalta o diretor.
De quem é a preferência?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que o veículo que já está circulando, em tese, terá preferência na rotatória. O artigo 29 do CTB é bem claro: “no caso de rotatória, [tem preferência] aquele que estiver circulando por ela”.
Ou seja, os demais condutores devem respeitar a preferência de quem já está na rótula, independentemente do tipo de veículo.
Caso a rotatória não seja sinalizada, os motoristas devem respeitar as placas de Pare, para que o fluxo aconteça da melhor e mais segura forma possível.
Candito também ressalta que o condutor jamais pare no meio da rotatória, pois caso ocorra, poderá gerar congestionamento e aumentar a possibilidade de acidente.
Mais cuidado no trânsito
Além da atenção redobrada nas rotatórias, o diretor também traz dicas e orientações de segurança para crianças e ciclistas no trânsito. Confira:
Dicas de segurança para as crianças:
● Ande sempre pela calçada e fique afastado da rua.
● Onde não tem calçada, caminhe mais à esquerda possível, no sentido oposto ao dos carros, para poder ver e ser visto.
● Evite caminhar ouvindo música no fone de ouvido. Além de diminuir a atenção, o pedestre deixa de ouvir os ruídos que podem indicar a aproximação de um veículo.
● Não saia correndo pelas ruas, nem mesmo nas calçadas.
● Não ultrapasse correndo.
● Durante a travessia, nunca volte para buscar objetos caídos no chão.
● Atravesse a rua sempre pela faixa de pedestre quando existir.
● Olhe para os dois lados, duas, três ou mais vezes, até ter certeza de que nenhum veículo se aproxima e deixe claro a intenção de atravessar;
● Ao desembarcar de um veículo saia pelo lado da calçada e aguarde que ele se afaste para iniciar a travessia. Nunca atravesse a rua por trás de ônibus, carros, árvores ou outros obstáculos que impeçam que os motoristas o vejam.
Quando andar de bicicleta:
● Use roupas claras e capacete colorido;
● Fique atento para monitorar e ouvir o que acontece em sua volta;
● Use luvas e óculos de sol;
Não use aparelhos eletrônicos plugados aos seus ouvidos, sem ouvir os ruídos do ambiente você estará em perigo.
Comments