top of page
Foto do escritorJornal Frederiquense

Recolhimento e coleta seletiva de resíduos entram em pauta

Atualizado: 30 de mar. de 2023

Além de informações quanto aos dias de recolhimento, responsável pelo setor de reciclagem esclarece como será feita a coleta em Frederico Westphalen


A coleta de lixo em Frederico Westphalen gera frequentes dúvidas em uma parte da população. Os horários e dias que as equipes passam pelas residências é uma das perguntas mais frequentes.

A coleta de lixo ou resíduos nas cidades é um serviço público a cargo das prefeituras municipais ou de empresas especializadas contratadas para essa finalidade. Esse material é direcionado para aterros sanitários, usinas de compostagem, incineradores, reciclagem ou similares.

Tudo que é coletado no município é levado até o Consórcio Intermunicipal de gestão de Resíduos Sólidos – Cigres, localizado no município de Seberi, na BR-386, km 43, Linha Osvaldo Cruz. Teve sua constituição em setembro de 2001, com a participação de 13 municípios e iniciou sua operação em 12 de março de 2007.

O Cigres foi criado como uma alternativa para atender a região e seus municípios, no que diz respeito a resíduos sólidos urbanos, e viabilizar a implantação de novos programas e tecnologias, que possam apoiar o desenvolvimento autossustentável voltado para uma proteção do meio ambiente, e uma busca pela qualidade de vida da população.

Tem como missão receber os resíduos sólidos (domésticos), gerado pelos municípios consorciados, fazer uma correta separação (triagem) deste material, tratá-lo de forma correta e acondicioná-lo adequadamente, atendendo todas as normas e técnicas exigidas para a execução destes serviços. criar uma alternativa “economicamente viável e ambientalmente correta”. trazendo economia para as administrações municipais e qualidade de vida para a população, valorizando o ser humano e o meio ambiente. Atualmente é formado por 31 (trinta e um) municípios da região noroeste do rio grande do sul.


Como funciona o recolhimento do lixo em FW

A cidade recebe todos os anos centenas de pessoas de vários lugares do país em virtude das universidades. E muitas pessoas ainda tem dúvidas de como funciona esse importante serviço. Atualmente a coleta do lixo ocorre no centro todos os dias e todos os resíduos são coletados. Nos bairros são três vezes por semana, todos os resíduos, em alguns outros locais duas vezes por semana.

Nos Bairros Itapagé, Aparecida, Boa Esperança, Ipiranga, Barril e Santo Inácio, a coleta de lixo ocorrem nas segundas, quartas e sextas. Terças, quintas e sábados ocorrem nos Bairros São José, São Francisco de Paula, Núcleo 5 e 6, Distrito Industrial, Fátima e Santo Antônio. Na Pedreira e Bairro Primavera são nas terças, quintas e sábados

No interior de Frederico Westphalen a coleta é feita também em dias alternados, procurando passar por todas as comunidades.


Coleta Seletiva

Este processo já ocorria e deverá ser retomado pela administração municipal, através da secretaria de meio ambiente e obras. “A princípio serão coletas alternadas, seguindo as coletas que existem já nos bairros. Onde a coleta ocorre três vezes na semana será um dia o resíduo seco e dois dias o resíduo orgânico e rejeito”. – comenta Thaís Prestes Stein, chefe do setor de reciclagem.

O Cigres também faz parte do processo, já que com o selecionamento dos resíduos, ficará mais fácil o trabalho no complexo. Mas para isso a população deverá contribuir, separando os resíduos e se conscientizando para que as ações facilitem o meio ambiente.

Uma medida que deve ser tomada é o sistema de bandeiramento. Por hora, os garis passam nas ruas reunindo os sacos de lixo retirados das lixeiras e organizando em montes, facilitando o recolhimento na passagem do caminhão de lixo posteriormente. “Hoje os garis tiram tudo antes das coletas centralizando em pontos para facilitar o recolhimento, porém durante operação da coleta seletiva vamos ver a necessidade do bandeiramento. A coleta será em dias alternados e vamos adaptar roteiros. E também precisamos alinhar com estabelecimentos que produzem muito material orgânico, teremos que alinhar com esses locais. Parece simples falar em coleta seletiva, mas ela é muito difícil de por em prática, por isso estamos trabalhando de forma intensa.

A população precisará fazer sua parte e selecionar o lixo conforme os dias da semana, além de fazer a separação correta para que os colaboradores possam recolher e encaminhar para reciclagem. A conscientização será primordial para que o preciso tenha bons resultados.



25 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page