top of page
Foto do escritorJornal Frederiquense

Recorrência de acidentes por descarte incorreto do vidros gera alerta no município

Atualizado: 31 de jul.

Nesta quinta-feira (25), um trabalhador que realizava a coleta de lixo doméstico sofreu cortes nas mãos e precisou de atendimento médico em razão do descarte inadequado de cacos de vidro.


Acidentes envolvendo o descarte incorreto do lixo têm sido recorrentes na rotina de trabalho da equipe da coleta de resíduos em Frederico Westphalen. Nesta quinta-feira (25), um servidor sofreu cortes nas mãos ao recolher um saco plástico contendo cacos de vidro. Ele precisou de atendimento médico.


O fato aconteceu no Distrito Industrial e foi mais um dos casos dessa natureza registrados pela equipe de coletas. Segundo os servidores, diariamente acontecem acidentes de trabalho por conta do descarte indevido de tais objetos. Materiais cortantes, como vidro e metal, podem causar ferimentos graves ou até mesmo danos à saúde dos trabalhadores que manuseiam os resíduos, ocasionando infecções.


Além de prejudicar diretamente os servidores, o descarte incorreto implica no atraso da coleta. Para prevenir adversidades, é necessário que a disposição dos materiais seja realizada corretamente.


Como fazer o descarte correto de vidros


Ao descartar materiais e resíduos que podem causar acidentes, como vidros e metais, embale os objetos de modo que quem realiza o manuseio do lixo esteja protegido do contato direto com o material. Uma alternativa é embrulhar os objetos em garrafa PET ou em papelão, sinalizando sempre o conteúdo da embalagem.


Além disso, o descarte de vidros pode ser realizado nos ecopontos de vidro, disponibilizados em diversas localidades do município. As estações de coleta de vidros foram instaladas ainda em 2019, por meio de parceria com o Rotary Club Frederico Westphalen/Barril.


Veja onde estão instalados os ecopontos de vidro em cada bairro:

– Itapagé, na Praça da URI

– Santo Antônio, próximo ao Sersa

– Primavera, próximo à capela

– Santo Inácio, próximo à EMEI João Paulo II

– Aparecida, na rua Guanabara, perto da usina de asfalto do município

– Centro, próximo à Agência dos Correios

– Ipiranga, próximo ao clube

– Fátima, na praça e próximo à EMEI Santa Luzia

– São Francisco de Paula, ao lado da Academia ao Ar Livre

– Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, aos fundos, próximo ao container de recolhimento de lixo eletrônico.



87 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page