top of page

Brasil tem 6 mortes confirmadas em caso de intoxicação por metanol

  • Foto do escritor: Jornal Frederiquense
    Jornal Frederiquense
  • 2 de out.
  • 1 min de leitura

Autoridades alertam para os riscos do consumo de bebidas alcoólicas adulteradas


Em um surto de intoxicação por metanol no Brasil, seis pessoas morreram e outras 33 estão sendo investigadas. A causa de uma das mortes já foi confirmada como sendo o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, enquanto as demais seguem sendo investigadas para determinar a origem exata da intoxicação.


As investigações estão centradas em duas possibilidades, o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, encontradas em ambientes de festa ou consumo social, ou ingestão de metanol em postos de combustíveis, onde pessoas em situações de vulnerabilidade podem buscar alternativas ao álcool convencional.


Sobre a substância


O metanol, utilizado principalmente como solvente em adesivos e outros produtos industriais, é frequentemente confundido com o etanol, o álcool comum encontrado em bebidas alcoólicas. No entanto, enquanto o etanol é seguro para consumo humano em quantidades moderadas, o metanol é altamente tóxico e, quando ingerido, se transforma em substâncias como formaldeído e ácido fórmico, que causam danos severos aos órgãos.


A ingestão de metanol pode causar cegueira, insuficiência renal e até morte. Entre os principais sintomas de alerta, estão dores abdominais intensas, náuseas, vômitos, dor de cabeça, tontura e confusão mental. Em caso de identificação dos sintomas, é recomendado buscar imediatamente um serviço médico de emergência.


Por: Ellen Manfio


ree

Comentários


  • Facebook
  • Instagram
Anuncio jornal assinatura Instagram.png

(55) 9 9955-1390

Avenida João Muniz Reis, 1511, 

Bairro Centro, Frederico Westphalen/RS

bottom of page