IPVA terá pequena redução de valores
- Jornal Frederiquense

- há 21 minutos
- 2 min de leitura
Este percentual é definido pela Tabela Fipe, que estabelece as médias de mercado a partir dos preços de compra e venda
O valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Rio Grande do Sul terá uma redução média de 0,36% para o exercício de 2026. Este percentual é definido pela Tabela Fipe, que estabelece as médias de mercado a partir dos preços de compra e venda da frota atual de 4,44 milhões de veículos no estado.
Embora a redução seja pequena, é uma queda em um período com inflação acumulada de 4,63% na região metropolitana de Porto Alegre. Além disso, é o terceiro ano consecutivo de recuo no valor médio do imposto, após fortes elevações em 2022 e 2023.
A redução média varia conforme o tipo de veículo:
Automóveis: redução de 0,62%
Caminhonetes e utilitários: redução de 1,83%
Caminhões: redução de 1,39%
Ônibus/microônibus: redução de 1,56%
Motor / Casa (motorhome): redução de 2,91%
Motos e similares: aumento de 2,52%
As alíquotas do IPVA não sofreram alteração e seguirão as mesmas, mas serão aplicadas em cima de valores venais (preços médios) menores. As alíquotas vigentes no Rio Grande do Sul são: 3% para carros, 2% para motocicletas e 1% para caminhões e ônibus.
Contexto da variação e descontos
A redução nos valores reflete a tendência do mercado de veículos usados. Os preços dispararam após o auge da pandemia devido à escassez de insumos, o que puxou o IPVA para cima. De 2023 para cá, houve um ajuste nas matérias-primas e queda de consumo, fatores que se refletiram na queda da Tabela Fipe e, consequentemente, no valor final do imposto.
O prazo para que proprietários inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) garantissem o desconto de Bom Cidadão no IPVA 2026 terminou em outubro. O desconto máximo é de 5%, atingido com o acúmulo de, pelo menos, 150 notas fiscais com CPF.
Os detalhes e o calendário de pagamento, assim como as informações sobre os descontos oficiais, serão divulgados nos próximos dias pela Receita Estadual e pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-RS).







Comentários