top of page

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador realiza roda de conversa sobre o Maio Laranja

  • Foto do escritor: Jornal Frederiquense
    Jornal Frederiquense
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 7 horas

De acordo com dados divulgados no portal Maio Laranja, a cada hora, três crianças são abusadas sexualmente no Brasil.


Na tarde desta terça-feira, 27, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) promoveu um evento alusivo ao Maio Laranja, campanha nacional que busca combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A roda de conversa, realizada na Câmara de Vereadores, reuniu membros do Conselho Tutelar, da Secretaria da Educação e agentes de saúde em um momento de reflexão e debate sobre como as diferentes áreas podem identificar e lidar com casos de violência sexual contra menores no cotidiano, sempre com foco no bem-estar da vítima.


Conduzida por uma psicóloga e uma assistente social do CEREST, a conversa abordou os principais sinais de alerta que podem ser apresentados por crianças e adolescentes vítimas de abuso, como mudanças bruscas de comportamento, queda no rendimento escolar, isolamento, traumatismos físicos, doenças psicossomáticas e comportamentos sexuais incompatíveis com a idade, entre outros indícios.


De acordo com dados divulgados no portal Maio Laranja, a cada hora, três crianças são abusadas sexualmente no Brasil. Em sua fala, a secretária municipal da Saúde, Suzan Milani, destacou a importância da integração entre os órgãos envolvidos na rede de proteção, reforçando a necessidade de ações coordenadas e efetivas em defesa das crianças e adolescentes do município.


O evento também ressaltou a importância da denúncia como ferramenta fundamental para romper o ciclo da violência e garantir acolhimento e justiça às vítimas. Muitas vezes, o silêncio e a omissão da sociedade contribuem para a continuidade dos abusos. Por isso, qualquer suspeita deve ser comunicada imediatamente aos órgãos competentes. Canais como o Disque 100, os Conselhos Tutelares e as Delegacias Especializadas estão disponíveis para receber denúncias de forma anônima e segura.


A mobilização promovida pelo Maio Laranja tem como marco o dia 18 de maio, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória de vítimas e como forma de mobilizar a sociedade para a prevenção e o enfrentamento desse tipo de violência.


Mais do que uma campanha, o Maio Laranja é um apelo à consciência coletiva: proteger crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos. Se você souber ou suspeitar de qualquer caso de abuso, não se cale. Denuncie.



 
 
 

Comments


  • Facebook
  • Instagram
Anuncio jornal assinatura Instagram.png

(55) 9 9955-1390

Avenida João Muniz Reis, 1511, 

Bairro Centro, Frederico Westphalen/RS

bottom of page