FW recebe recurso emergencial por consequência do aumento de imigrantes
- Jornal Frederiquense
- há 23 horas
- 2 min de leitura
O repasse, no valor de R$ 475.200,00, foi publicado nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social
Frederico Westphalen está entre os 28 municípios brasileiros selecionados pelo Governo Federal para receber recursos emergenciais voltados ao atendimento de imigrantes em situação de vulnerabilidade. O repasse, no valor de R$ 475.200,00, foi publicado nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A verba federal busca fortalecer as ações socioassistenciais nos municípios que têm registrado um crescimento expressivo na chegada de imigrantes, especialmente em decorrência de crises humanitárias em países vizinhos. A chegada constante de famílias estrangeiras, muitas vezes em situação precária e sem documentos, tem sobrecarregado os serviços públicos e revelado uma dura realidade enfrentada por quem tenta recomeçar a vida longe de casa.
Em Frederico Westphalen a presença crescente de imigrantes — especialmente venezuelanos — tem gerado desafios para a administração municipal. A falta de documentação, as barreiras linguísticas e o acesso restrito aos programas sociais dificultam a integração dessas pessoas, que frequentemente chegam sem moradia fixa e em busca de trabalho informal.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Helenice Dalla Nora, a prioridade com os recursos será oferecer suporte humanitário imediato e auxiliar na regularização da situação migratória dos imigrantes. “Uma das ações será viabilizar aos imigrantes a regularização no Brasil e, com isso, facilitar o alcance dessas pessoas aos programas sociais do governo federal até se estruturarem com suas famílias”, explica.
Além do apoio à regularização migratória, o recurso permitirá o reforço na estrutura de atendimento em áreas como saúde, educação, habitação e segurança. A instalação de abrigos temporários e centros de acolhimento também está prevista, com o objetivo de garantir condições mínimas de dignidade aos recém-chegados.
Conforme a secretária Helenice “o cenário vivido em Frederico Westphalen reflete uma realidade cada vez mais comum em várias partes do país, onde a chegada de imigrantes desafia políticas públicas e exige ações urgentes de acolhimento” concluiu.

Comments