Primavera inspira projeto de flores no município
- Jornal Frederiquense

- 22 de set.
- 2 min de leitura
Na região de Frederico Westphalen, o projeto Jardins do Norte Gaúcho é um exemplo de como a primavera pode inspirar ações coletivas.
A chegada da primavera marca um período de renovação da natureza e de transformação das paisagens gaúchas. As temperaturas mais amenas e a maior incidência de luz solar favorecem o crescimento de plantas e flores, enchendo de cores jardins, praças e propriedades rurais. Além de sua beleza, o florescer desta estação desempenha papel importante na preservação da biodiversidade, na atração de polinizadores e na melhoria da qualidade ambiental em áreas urbanas e rurais.Segundo o Levantamento Expedito da Floricultura realizado pela Emater/RS-Ascar em 2024, o Rio Grande do Sul conta com 554 produtores de flores. Uma das regiões assistidas é Frederico Westphalen.
Cada vez mais, produtores vêm se mobilizando para valorizar o cultivo de flores como forma de embelezar os espaços, fortalecer o bem-estar coletivo e até mesmo agregar valor ao turismo local. Iniciativas de educação ambiental, cursos de capacitação e projetos de paisagismo mostram que o cuidado com as flores vai muito além da estética, tornando-se também um caminho para práticas sustentáveis e para o fortalecimento da convivência comunitária.
Na região de Frederico Westphalen, o projeto Jardins do Norte Gaúcho é um exemplo de como a primavera pode inspirar ações coletivas. A iniciativa promove a revitalização de propriedades e espaços públicos, com a criação de jardins que unem beleza, funcionalidade e consciência ambiental.Presente em 31 municípios, o projeto oferece cursos de 40 horas, que abrangem desde noções de saneamento básico até orientações sobre paisagismo e cultivo de flores. Além disso, promove eventos de grande impacto, como o Fórum Gaúcho de Paisagismo e Turismo Rural, que neste ano reuniu em Ametista do Sul mais de 500 participantes em dois dias de atividades. "Os cursos que oferecemos nos municípios não se limitam ao paisagismo e ao cultivo de flores. Trabalhamos também temas como saneamento básico, manejo de resíduos e conservação do solo, porque entendemos que um jardim bonito precisa estar aliado a práticas sustentáveis e à melhoria da qualidade de vida das famílias rurais," explica Dulceneia Haas Wommer, assistente técnica regional (ATR) da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen.Um dos marcos recentes para a região foi a inauguração do Centro de Treinamento Regional de Frederico Westphalen (Cetref), espaço voltado à formação técnica e prática de agricultores, extensionistas e comunidade, em temas ligados ao paisagismo, saneamento e desenvolvimento sustentável.
"O Jardins do Norte Gaúcho mostra como o simples ato de plantar flores pode gerar resultados coletivos expressivos, embelezando ambientes, fortalecendo vínculos sociais e contribuindo para a qualidade de vida", destaca Dulceneia.







Comentários